Campos Mórficos
É a teoria do biólogo Rupert Sheldrake, que se baseia na existência de campos informacionais, que permitem determinar a forma de organização e estrutura de elementos biológicos, minerias até de comportamento.
Campo= Espaço
Mórfico= Forma
Atravéz dela pode se compreender que tudo na natureza cresce e se desenvolve graças a existência prévia de um campo bio-informacional que organiza as estruturas e define as funções e comportamentos coletivos.
Segundo pesquisadores, o DNA não contém TODAS as informções necessárias que expliquem como por exemplo, as células do corpo humano sabem exatamente como se organizam segundo suas funções específicas.
Teoria do centésimo macaco
Segundo Sheldrake, o Campo Morfogenético pode também influenciar sistemas e comportamentos (Comunicação Sem Sinal da Física Quântica).
Um exemplo clássico da atuação dos Campos Morfogenéticos é a teoria do centésimo macaco: Em uma região do Japão existe uma reserva na qual existe várias pequenas ilhas povoado por pequenos macacos em cada uma.
Toda manhã um tratador distribuia batatas doces em cada ilhota, para alimentar os macacos, jogando-as na praia de seu barquinho.
Certa vez, em uma ilha em particular, uma das batatas acabou caindo para a areia da praia, onde um dos macacos, observando a areia na batata, repentinamente a levou a agua para lava-la.
O que surpreendeu o tratador, foi o fato de que depois que todos os macacos daquela ilha realizavam aquele procedimento, em outra ilha afastada os macaquinhois da mesma, sem contato algum , iniciaram o mesmo comportamento de lavar a batata na água na praia!
Vale lembrar de que os macacos, com excessão de uma espécia da América do Sul, não nadam!
Ressonância Mórfica
Segundo a Sheldrake, ao se atingir a massa crítica (novo comportamento), gerou-se a chamada Ressonância Mórfica, onde o Campo Mórfico se replicou no macaco das outras ilhas, atravez do fenômeno da Comunicação sem Sinais, já comprovada pela Física Moderna.
Atravez da Teoria dos Campos Mórficos que se explicam a ação, mesmo à distância da influência de terapias bioinformacionais sobre sistemas biológicos e locais, como a Radiestesia, a Radiestesia de Ondas de Forma (EIFs) e a Radiônica.